quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Escola versus televisão

Escola versus televisão


Sua influência nos jovens

Consequências da televisão nos jovens
Os jovens estão a ficar mais obesos, devido ao tempo que passam diante da televisão, podendo estar a exercer atividades mais saudáveis, como exercício físico, caminhadas, entre outras. As refeições diante da televisão é outro fator que provoca obesidade, pois neste ato o jovem acaba sempre por ingerir mais do que precisa, porque a televisão está a subtrair a sua atenção. Ver televisão durante muitas horas seguidas causa problemas na visão, falta de interesse por outras atividades e falta de tempo para estudar. O sedentarismo será o maior problema de um jovem, pois é contra a natureza própria do jovem, sem a irreverência da juventude, a sua vida no futuro poderá estar condicionada a meras casualidades, sem auto motivação necessária para empreender projetos de vida ousados, de modo a viver na plenitude das suas qualidades e capacidades.
A instituição televisão tem como objetivo captar audiências, elaborando programas propositadamente, para reter a atenção dos jovens. Enquanto a escola tem como função, preparar os jovens para poderem se integrar na sociedade, consoante as suas capacidades.
            A escola como instituição saudável
            A escola por si, só tem atividades saudáveis, estando todos os processos escolares à muito concebidos, para que o jovem adquira bons hábitos. Desde a uma alimentação regulada por especialistas em nutrição, a educação física semanal, é outro conceito de aprendizagem, de como manter a massa corporal de modo mais saudável “sempre que eu faço exercício físico efetuo os processos corretos de aquecimento, e desarticulação dos membros, para não contrair lesões musculares ou outro tipo de lesão relacionado com o esforço físico, de acordo com o que eu aprendi durante a minha passagem pela escola, nas aulas de educação física”. Os tempos de aulas e respetivos horários estão racionados, de modo a que não haja fadiga ou exposição a visionamentos perlongados de aulas auxiliadas por projeção de conteúdos, ou em aulas de informática. A obesidade podendo ser uma consequência da influência da televisão, dificilmente irá encontrar na escola um aliado, pois além das atividades regulares da escola, há constantemente ações de esclarecimento e aconselhamento.
              
A televisão é um excelente meio de ensino. Por este meio aprendemos, conhecemos e obtemos informação sobre terras e povos, que talvez nunca visitaremos. Bem como as diversas culturas, ecossistemas e variadíssimos aspectos que variam por região.
A televisão começa a sua influência sobre as crianças desde tenra idade, por exemplo um programa infantil “O Nody”, esta personagem está na memória das crianças atuais, tendo estes tipos de programas infantis, com teor educativo a nível de valores morais ou condutas corretas.

Família e seu papel na escola e televisão
A família apesar de ser outra instituição é provavelmente a mais importante estando diretamente relacionada com a escola. Assim sendo, é um assunto incontornável para poder refletir do papel da escola e televisão na juventude, pois a sua educação adquirida em casa se irá refletir na escola, como também nas suas decisões futuras, isto no que diz respeito às suas ambições escolares, e consequentes saídas profissionais. Provavelmente, na maioria das famílias, aplicar uma disciplina para que a televisão não absorva tanto tempo dos jovens, será difícil de aplicar, pois não se pode proibir, dissuadir ou impedir sem apresentar um único fundamento válido. Não se trata de um braço de ferro entre a escola e televisão, pois nem os governos se atrevem a semelhante proeza, mas sim tirar o melhor proveito da televisão, na instrução e educação do jovem de maneira que até possa assimilar novos conhecimentos sem descurar o lazer próprio de um jovem. Nisto a família necessita de informação dada pela escola, no sentido de esclarecer quais os melhores procedimentos a ter perante a televisão, isto pois até mesmo os mais adultos necessitam de corrigir seus hábitos televisivos. Maus hábitos que podem ser, horas perlongadas a ver televisão, ou em horários proibitivos e pouca diversidade de conteúdos sendo estes pobres culturalmente.
Porque não há-de, a escola fazer um estudo aprofundado, de modo a que se tire o maior proveito da televisão de modo a até facilitar o papel da escola na formação do jovem? Se isso já aconteceu com a Internet!

Sem comentários:

Enviar um comentário